60369c46813da948413956pdf

30 | Cidade Nova | Março 2021
Internacional | Lucas Oliveira 1 | revista @ cidadenova . org . br
Uma família global

Uma presidente da terra de Jesus e Maria

Margaret Karram é a nova presidente do Movimento dos Focolares , eleita em 31 de janeiro
1 ) Com informações do site do Movimento dos Focolares Brasil 2 ) Nome oficial do Movimento dos Focolares reconhecido pelo Vaticano
FOCOLARES Realizada pela primeira vez totalmente de modo on-line , por causa da pandemia da Covid-19 , Assembleia Geral elege Margaret Karram como presidente do Movimento dos Focolares e reconduz Jesús Morán ao cargo de copresidente , ambos para um mandato de seis anos
MARGARET KARRAM reúne em si vários elementos que à primeira vista não se encaixam . Ela é árabe , de família palestina , cristã católica , israelense da cidade de Haifa , na região da Galileia , e é formada em Hebraísmo na Universidade Judaica de Los Angeles . No dia 31 de janeiro , foi eleita presidente do Movimento dos Focolares , durante a Assembleia Geral da Obra de Maria , que aconteceu de 24 de janeiro a 7 de fevereiro , reunindo 362 participantes dos cinco continentes .
Karram sucede a Maria “ Emmaus ” Voce , que conclui 12 anos de mandato . Voce foi a primeira presidente eleita após a morte da fundadora Chiara Lubich , em 2008 , e reeleita em 2014 . Karram é a primeira presidente não italiana da Obra de Maria 2 .
A eleição , para a qual são necessários ao menos dois terços dos votos dos eleitores presentes , foi aprovada pelo Dicastério para os Leigos , a Família e a Vida , no Vaticano , conforme exigido pelos Estatutos do Movimento dos Focolares . Segundo os mesmos Estatutos , a presidente deverá ser sempre uma mulher .
Na mesma Assembleia , o teólogo espanhol Jesús Morán foi reeleito para um segundo mandato como copresidente da Obra de Maria . O primeiro dever do copresidente é o pleno apoio
Movimento dos Focolares e colaboração com a presidente , para que , em “ profunda unidade ” com ela , auxilie nas decisões de governo do Movimento dos Focolares . Ele é também responsável pelos sacerdotes que aderem ao Movimento e pela conformidade da vida interna e das atividades do Movimento com a fé e a moral da Igreja .
Mulher do diálogo
Em entrevista à Città Nuova , correspondente italiana de Cidade Nova , Margaret Karram conta que em sua cidade convivem em paz as três religiões monoteístas : cristianismo , judaísmo e islamismo . “ Convivem judeus e muçulmanos e tudo se faz juntos , em paz . Não só , porque quando eu era estudante , fui à escola Carmelita de minha cidade , e nesta escola éramos todos árabes , mas uma metade era de cristãos de vários ritos e a outra metade , de muçulmanos . Por isso , dos 6 aos 18 anos , ao meu lado no banco da escola estavam também muçulmanos , e crescemos juntos . E isso não era um diálogo de estudo , era um diálogo de vida cotidiana . Está incorporado na minha vida .”
A vocação ao diálogo se manifesta com ainda mais força quando , aos 14 anos , conhece o Movimento dos Focolares . “ Esta luz me atraiu tanto que a segui por todos estes anos e agora estou aqui ”, conta . Foi a descoberta da força de viver cotidianamente as palavras do Evangelho , como uma revolução de amor verdadeiro , desinteressado e sem medidas .
Quando retorna a Israel depois do período de estudos nos Estados Unidos , torna-se corresponsável pela comunidade dos Focolares na

30 | Cidade Nova | Março 2021