6011c6c766a1a191790741pdf

18 | Cidade Nova | Fevereiro 2021
Cidade Nova no mundo | Diogo Oliveira 1 | revista @ cidadenova . org . br
Uma família global

Carlo Acutis : um “ ciberapóstolo ”

SANTIDADE Partiu para a casa do Pai com apenas 15 anos e , no dia 10 de outubro passado , foi beatificado pelo papa Francisco . Amante das tecnologias , das redes sociais e do desporto , Carlo é um testemunho atraente para os adolescentes de hoje
( Cidade Nova-Portugal )
1 ) Colaborador da Associação “ Amici di Carlo Acustis ”.
O ANO de 2020 será recordado , sem sombra de dúvidas , como o ano dos encontros virtuais , por causa da pandemia . A propagação da Covid-19 fez com que tivéssemos de nos resguardar nas nossas casas , para cuidarmos de nós próprios e do próximo . Também em razão da quarentena , assistimos a um enorme crescimento do uso das redes sociais e das diversas plataformas de comunicação , que se converteram nas ferramentas mais utilizadas para realizar as diversas atividades cotidianas .
Ao mesmo tempo , é preciso destacar que esses meses de pandemia trouxeram , como fruto , o aumento de missionários digitais , isto é , pessoas que anunciam a Boa Nova de Jesus Cristo nas redes sociais e através de diversas plataformas digitais . Na exortação apostólica Christus vivit (“ Cristo vive ”), o papa Francisco afirma : “ É verdade que o mundo digital pode expor-te ao risco de te fechares em ti mesmo , de isolamento ou do prazer vazio . Mas não esqueças a existência de jovens que , também nessas áreas , são criativos e às vezes geniais . É o caso do jovem venerável Carlo Acutis . Ele sabia muito bem que esses mecanismos da comunicação , da publicidade e das redes sociais podem ser utilizados para nos tornar sujeitos adormecidos , dependentes do consumo e das novidades que podemos comprar , obcecados pelo tempo livre , fechados na negatividade . Mas ele soube usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho , para comunicar valores e beleza ” ( p . 104-105 ).
Mas quem é esse jovem que o Santo Padre menciona como exemplo de missionário digital e que já despertou devoção nos cinco continentes ?
Carlo Acutis , chamado por alguns “ o ciberapóstolo da Eucaristia ” e “ o tecnoevangelizador ”, nasceu em Londres ( Inglaterra ) em 3 de maio de 1991 e recebeu o sacramento do batismo 15 dias depois , na paróquia Nossa Senhora das Dores . Os seus pais , Andrea Acutis e Antonia Salzano , estavam em Londres , temporariamente , por motivos profissionais e regressaram a Milão , a sua cidade natal , em 8 de setembro daquele mesmo ano .
Desde muito pequeno , Carlo manifestou expressões de fé . Quando tinha quatro anos , ao passar por uma igreja , pediu à sua mãe para entrarem , para cumprimentar Jesus . Antonia também recorda que , desde muito pequeno , apanhava flores para levar à Virgem Maria .
Os seus pais não eram católicos praticantes , mas em Carlo havia uma predisposição natural para o sobrenatural . Quando tinha 6 anos , manifestou o desejo de receber a Primeira Comunhão , o que aconteceu em 16 de junho de 1998 , quando já tinha 7 anos . Foi previamente interrogado por monsenhor Macchi ( que tinha sido secretário do papa Paulo VI ), que confirmou a maturidade e a formação cristã do menino , o autorizou a receber o sacramento da Eucaristia e recomendou aos pais que essa celebração se realizasse num lugar de recolhimento interior , sem distrações . Eles decidiram fazêlo no mosteiro das Irmãs Eremitas de Santo

18 | Cidade Nova | Fevereiro 2021