5f9b199693f26827493149pdf

18 | Cidade Nova | Novembro 2020
Centenário de Chiara | Lucas Oliveira | revista @ cidadenova . org . br
A aventura da Unidade

Uma Igreja clarificada pela Unidade

DIÁLOGO A Espiritualidade da Unidade é vivida em sintonia com os outros carismas presentes na Igreja Católica . Sacerdotes , religiosos e religiosas sentem que o Carisma da Unidade potencializa seus
próprios carismas e os faz amar ainda mais a própria família religiosa
Divulgação
Movimento GenRe , a nova geração de consagrados do Movimento dos Focolares , completa 50 anos inspirando e dando nova luz a outros carismas da Igreja Católica
“ QUANTO mais eu vivo a Espiritualidade da Unidade , unida à Obra de Maria , mais me sinto mensageira do Amor Divino , mais ligada à minha congregação e à minha vida de consagrada neste instituto ”, conta a Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro , da Congregação das Mensageiras do Amor Divino . A religiosa é também coordenadora da secretaria nacional das religiosas ligadas ao Movimento dos Focolares no Brasil e presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil ( CRB ).
O Carisma da Unidade “ é uma luz nova que me fez compreender mais o carisma dos redentoristas , a beleza dele , e também dar a minha contribuição naquilo que falta para essa beleza , para que esse carisma resplandeça mais hoje ”, declara o padre Dionísio Zamuner , da Congregação do Santíssimo Redentor , e coordenador da secretaria nacional dos religiosos ligados ao Movimento dos Focolares no Brasil .
Segundo Ellen Surer , da Ordem das Virgens , e coordenadora nacional do Movimento Gen- Re , as Novas Gerações de Vida Consagrada do Movimento dos Focolares , a Espiritualidade da Unidade “ potencializa o próprio carisma de cada instituto e de cada pessoa . Não entra em confronto , não o anula ; muito pelo contrário , o torna mais autêntico ”.
“ E para a vida da Igreja carismática , é como se você estivesse preparando um pão ázimo : tem que por água para dar a junta . É como se o Carisma da Unidade viesse para dar uma liga entre os carismas ”, explica o jovem redentorista Felipe Pasquôto , também coordenador nacional do Movimento GenRe . “ É uma luz que nos faz viver a nossa espiritualidade .”
A partir dessas declarações , é possível perceber que o Carisma da Unidade de Chiara Lubich , fundadora do Movimento dos Focolares , atua também na vida religiosa e consagrada da Igreja Católica . Sem se sobrepor aos outros carismas , igualmente inspirados pelo Espírito Santo , a espiritualidade de Chiara dá uma nova luz aos demais carismas , ao mesmo tempo em que é iluminado por eles .
“ Se , por um lado , somos conscientes de que o carisma do nosso Movimento é útil a toda a Igreja , por outro estamos também convencidos de que todos os carismas da Igreja são úteis a nós , filhos da Igreja . É característico da nossa espiritualidade aprender dos santos , tornar-nos seus filhos , para participar de seus carismas ”, disse certa vez Chiara Lubich .
Esse espírito de comunhão se manifesta no serviço que a Irmã Maria Inês presta como presidente da CRB . Ela conta que mesmo em um ambiente onde mais ninguém conhece a Espiritualidade da Unidade , “ eu conheço e procuro viver em comunhão com todos os outros do Movimento . Isso me fortalece ”. A religiosa explica que isso se dá quando aprende “ a perder , a aceitar as ideias diferentes , a ter paciência

18 | Cidade Nova | Novembro 2020