Recursos Educacionais | Page 4

O autor destaca ainda que a avaliação deve ser contextualizada e deve ter em conta múltiplos aspectos - tais como o tipo de conteúdo e o seu papel na aprendizagem, a sua estruturação em termos de facilitação da aprendizagem, papel do aluno e do professor no contexto de aprendizagem – e enumera as dimensões que devem ser consideradas na avaliação de qualidade:

Considerações Finais

A definição de critérios de avaliação é de suma importância para auxiliar os educadores na difícil função de avaliação, análise e classificação dos recursos educacionais on-line. Uma vez identificada a intencionalidade, o educador pode aplicar o rol de critérios que melhor se adapte ao seu contexto educacional.

A despeito dos critérios escolhidos, deve-se ter em mente as metas e objetivos de aprendizagem, bem como o contexto educativo em que docente e aluno estão inseridos, uma vez que o recurso, como o próprio nome sugere, não é um fim, mas um meio, e o seu potencial pedagógico reside na forma com que será articulado às demais estratégias e metodologias.

Referências Bibliográficas

CAMPOS, F.R. Criação e disponibilização de recursos educativos digitais de qualidade e licenças Creative Commons. Encontro ComTIC Perspetivas e Desafios, Rio Maior, 4 de Julho 2012. Disponível em http://tinyurl.com/kujvgby. Com acesso em 03 de junho de 2013.

CAMPOS, F. R. P. (2009). Dos Recursos Educativos Digitais aos objectos de aprendizagem em contexto escolar. Disponível em http://www.slideshare.net/fernandocampos/dos-recursos-educativos-digitais-aos-objectos-de-aprendizagem-em-contexto-escolar. Com acesso em 03 de junho de 2013.

COSTA, F.A., A aprendizagem como critério de avaliação de conteúdos educativos on-line. Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 2, Ministério da Educação. Disponível em http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1210161396_04_CadernoII_p_45_54_FAC.pdf. Com acesso em 03 de junho de 2013.

PEDROSO, J. V. (coord.). (2008). Recursos Educativos Digitais de Qualidade ao Serviço das Escolas. Disponível em http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=314&module=navigationmodule Com acesso em 03 de junho de 2013.

PINHEIRO, Carlos (2010) – Critérios de Avaliação de Recursos Educativos Digitais.

Disponível em: http://www.slideshare.net/ladonordeste/avaliao-de-recursos-educativos-digitais. Com acesso em 03 de junho de 2013.

RAMOS, J. L. (coord.). (Outubro de 2010). Portal das Escolas – Recursos Educativos Digitais para Portugal: Estudo Estratégico. (GEPE, Ed.). Disponível em http://pt.scribd.com/doc/47599559/14/Caracteristicas-e-qualidade-dos-recursos-educativos-digitais Com acesso em 03 de junho de 2013.

RAMOS, J.L., Avaliação e Qualidade de Recursos Educativos Digitais, Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 5, Ministério da Educação. Disponível em http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1262962176_CadernosSACAUSEF_V_JLR_pag11a17_PT.pdf. Com acesso em 03 de junho de 2013.

RAMOS, J.L., DUARTE, V.D., CARVALHO, J.M., FERREIRA, F.M. e MAIO, V.M. Modelos e práticas de avaliação de recursos educativos digitais. Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 2, Ministério da Educação. Disponível em http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1210161451_06_CadernoII_p_79_87_JLR_VDT_JMC_FMF_VM.pdf. Com acesso em 03 de junho de 2013.

Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia

UC Análise de Recursos Educativos

Professor: José Mota

Aluna: Fábia Kátia Pimentel Moreira (1202062)